

UM BLOG EXCLUSIVO PARA COBERTURA DA PAIXAO DE CRISTO NO ANO DE 2010
Cultura pontua dias santos no Sertão
Publicado em 11.03.2010
O Sertão também vai celebrar a Semana Santa, em municípios como Arcoverde e Triunfo. Quem for a um deles não apenas para participar dos festejos católicos, poderá conferir cultura popular, tomar banho de cachoeira, ou praticar turismo ecológico.
Se o assunto é cultura, o destino é Arcoverde, cidade conhecida como berço de cantadores e poetas de cordel e de alguns dos mais tradicionais grupos de coco de roda do Estado. Também é lá que fica o Cinema Rio Branco, o mais antigo em funcionamento no País.
Distante 256 quilômetros do Recife, a cidade abriga ainda o Museu do Índio do Nordeste, com acervo de sete tribos indígenas de Pernambuco. Para quem gosta de história, a Fazenda Araras, onde estão localizadas pinturas rupestres feitas pelos indígenas em pedras é ótima opção. Já no município vizinho de Buíque, a uma hora de carro de Arcoverde, fica o Vale do Catimbau, um dos maiores sítios arqueológicos do Brasil.
Em Arcoverde, subindo o Morro da Santa Cruz é possível conferir uma das mais belas vistas panorâmicas da região. O Alto do Cruzeiro, onde se reúne o grupo de samba de coco Raízes de Arcoverde, é outro bom ponto para observar a paisagem.
Com uma extensa programação de festejos durante todos os meses do ano, – tem Carnaval, São João e réveillon bem animados, só para citar algumas – na Páscoa, Arcoverde também não deixa a dever. Há uma década é realizado o espetáculo Horizonte da Paixão, encenado pelo grupo de teatro Novo Horizonte, do Sesc Arcoverde. Itinerante, a peça utiliza prédios públicos e históricos como parte do cenário, e faz o público se deslocar por um quilômetro.
Indo um pouco mais adiante na estrada, Triunfo não vai encenar os últimos dias de Cristo, mas terá espetáculos teatrais, de música e dança com tema voltado para a Semana Santa. As apresentações ocorrerão no Cine Teatro Guarany, de 1º a 4 de abril, durante todo o dia. Segundo o secretário de Turismo da cidade, Antônio Fonseca, 30 mil pessoas devem passar pela cidade ao final dos quatro dias do feriado. “Esperamos ocupar 90% dos leitos, com turistas que vêm mais para descansar”, prevê o secretário.
É comum no inverno Triunfo receber muitos visitantes desejosos de curtir o friozinho do lugar, que chega a 5° C. A cidade também atrai turistas ecológicos, que lá exploram o Pico do Papagaio, o Mirante Belvedere e o Cruzeiro do Alto da Boa Vista, além das Cachoeiras do Grito e do Brocotó.
Outro destaque de Triunfo é o Museu do Cangaço, com mais de 500 peças. Todas foram doadas por pessoas que fizeram parte da história de Lampião. (C.B.)
Fundarpe divulga resultado do edital Pernambuco de Todas as PaixõesTreze grupos da Região Metropolitana do Recife e do interior do Estado receberão recursos para encenarem a Paixão de Cristo durante a Semana Santa Após uma semana de análise, a comissão julgadora do edital Pernambuco de Todas as Paixões – organizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) – selecionou 13 grupos teatrais que receberão recursos para realização de peças da Paixão de Cristo em todo o Estado. Ao todo, serão distribuídos R$ 300 mil que auxiliarão na montagem, desmontagem e realização das peças. |
Última atualização em Ter, 02 de Março de 2010 18:24![]() |
|
O fascínio que o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém exerce no público não está apenas na grandiosidade das construções, na atmosfera que ali se respira e na beleza da história de Jesus. Reside também na participação ativa do público, diante da mobilidade das cenas.
Entre um ato e outro, uma multidão movida pela emoção passada pela boa interpretação dos atores, caminha entre os cenários, transportando-se por algumas horas à época de Cristo e revivendo sua saga. Do Sermão à Ressurreição, olhos atentos acompanham com paixão o resultado do trabalho de 42 anos, que transformou um sonho na realidade do maior teatro ao ar livre do mundo.
PRÓLOGO:
Os Profetas Moisés e Elias anunciam a vinda do Filho de Deus. Jesus aparece transfigurado entre os dois profetas.
TENTAÇÃO NO DESERTO:
Jesus, após quarenta dias no deserto, é tentado pelas múltiplas faces do demônio.
SERMÃO DA MONTANHA:
Jesus prega à multidão, acolhe as criancinhas, cura e ensina o Pai Nosso. Ao saber da prisão de João, o Batista, decide seguir para Jerusalém.
DISCUSSÕES NO TEMPLO:
Jesus entra triunfalmente em Jerusalém, aclamado pelo povo. Expulsa os vendilhões do Templo e discute com fariseus, escribas e doutores da lei.
O SINÉDRIO:
Presidido pelo Sumo Sacerdote, Caifás, o conselho supremo do Sinédrio se reúne e decide condenar Jesus. Judas vende o seu mestre por trinta moedas.
A ÚLTIMA CEIA:
Jesus reúne os seus discípulos para a Última Ceia e deles se despede, dando-lhes o pão (o seu corpo) e o vinho (o seu sangue).
AGONIA NO HORTO:
Jesus sofre antevendo sua Paixão e Morte.
A TRAIÇÃO:
Judas, com um beijo, entrega Jesus aos soldados de Caifás.
A PRISÃO DE JESUS:
Jesus é levado preso para ser julgado.
A BACANAL DE HERODES :
A bacanal do rei Herodes é interrompida com a chegada dos sacerdotes que conduzem Jesus.
JESUS PERANTE HERODES:
Herodes pede a Jesus um milagre e não é atendido. Irritado, o rei manda-o de volta a Pilatos.
JESUS PERANTE PILATOS:
O Pretório Romano é invadido pela multidão e pelos que querem a morte de Jesus. Pilatos, o Procurador de Roma, chega ao Pretório numa biga romana e saúda os seus legionários.
A FLAGELAÇÃO DE JESUS :
Pilatos interroga Jesus e manda-o à flagelação.
A CONDENAÇÃO DE JESUS :
Pilatos solta Barrabás e lava as mãos, condenando o Nazareno a morrer na cruz.
O ENCONTRO COM MARIA:
Carregando a cruz, Jesus cai pela primeira vez e encontra-se com Maria, a sua mãe.
AS MULHERES DAS LAMENTAÇÕES :
Compadecido das lamentações das mulheres, Jesus fala às filhas de Jerusalém.
O CIRINEU :
Jesus cai pela segunda e pela terceira vez e é ajudado pelo cireneu a transportar a cruz.
O DESESPERO DE JUDAS:
Judas é atormentado por sua consciência, por ter traido e entregue o Filho de Deus à morte e enforca-se, por isso.
CRUCIFICAÇÃO E MORTE NA CRUZ:
Jesus é pregado na cruz entre dois malfeitores. É ultrajado e escarnecido pelos seus algozes. Na hora nona expira, entregando ao Pai o seu espírito. A terra treme e tudo escurece com a morte do Filho do Homem.
A DESCIDA DA CRUZ :
José de Arimatéia reclama o corpo de Jesus, que é retirado da cruz.
MATER DOLOROSA:
O corpo de Jesus é colocado no regaço de Maria, que chora sobre o filho morto.
O SEPULTAMENTO:
Arimatéia e Nicodemos, com os seus servos, levam o corpo de Jesus para ser sepultado num túmulo novo, próximo ao local de suplício. Maria, Madalena e João seguem o cortejo fúnebre.
A RESSURREIÇÃO:
Jesus é sepultado e o sepulcro é fechado. Atendendo a uma ordem de Pilatos, soldados romanos montam guarda ao sepulcro. Na madrugada do terceiro dia, numa forte comoção, a grande pedra do sepulcro se move sozinha. Os guardas romanos fogem apavorados. Jesus, glorioso, ressurge dos mortos para a nova vida.
AS TRÊS MARIAS:
Maria Madalena, Maria Salomé e Maria de Cleofas vêm juntas para embalsamar o corpo de Jesus. Encontram vazio o sepulcro.
O ANJO DA RESSURREIÇÃO :
Um anjo anuncia às três marias a ressurreição de Jesus e lhes pede que sigam para a Galiléia.
A ASCENSÃO:
Quarenta dias após a sua ressurreição, Jesus sobe, entre nuvens, para a Glória do Pai, diante da multidão extasiada.