IMAGEM

IMAGEM

IMAGEM

IMAGEM

IMAGEM

IMAGEM

NA ROTA DA PAIXÃO

NA ROTA DA PAIXÃO
PAIXAO DE CRSITO DE PESQUEIRA E REGIÃO

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Cabo também tem tradição em encenar o sacrifício de Jesus

Publicado em 06.04.2011, às 17h43

Do NE10


Foto: Divulgação/ João Barbosa

http://www2.uol.com.br/JC/HTML_PORTAL/cultura/paixao_ponte_470.jpg

A Paixão de Cristo de Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, traz a representação do sacrifício de Jesus em um espetáculo de tons contemporâneos. A peça, dirigida por Pedro Guedes, que também faz o papel principal, é construída a partir de temas como fome, guerra, abandono e reflexões humanas. Em 2011, a apresentação será na sede da Associaçao dos Servidores do Incra (Assincra), nos dias 21 e 22 de abril, a partir das 20h.

Há 23 anos sob direção de Pedro Guedes, o espetáculo começou com apenas duas cenas "A ceia" e "A crucificação". Ao longo dos anos, vários atos passaram a compor a peça, que hoje possui dez representações. São 50 atores e aproximadamente 100 figurantes atuando para um público estimado de 30 mil pessoas.

LEIA MAIS:
» Paixão de Nova Jerusalém inova com recurso para deficientes visuais
» Paixão de Todos reúne 100 atores e 300 figurantes em nove cenários
» Ator global participa de Paixão de Cristo em Custódia

O Diretor comenta o sucesso do espetáculo. "Como o nosso texto é construído a partir de temas cotidianos, as pessoas têm curiosidade de ver algo novo. Em 2010, tivemos a presença do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, na plateia. Foi um orgulho para nós que fazemos o espetáculo ter uma figura como ele presente."

O público também é parte deste sucesso. "Tivemos que mudar o local de apresentação por conta do grande número de pessoas que compareciam ao evento. Creio que este ano a quantidade de gente aumente", disse Pedro.

HISTÓRIA - A Paixão da Ponte, como ficou conhecida, é uma adaptação do texto de Dom Helder Câmara em conjunto com o Padre Geraldo Leite Bastos. Na época, a peça começou como a reprodução da Via Sacra (trajeto feito por Jesus Cristo carregando a cruz do Pretório até o Calvário). Em 1988, Pedro Guedes adaptou o texto para o teatro que hoje relembra o mistério da Paixão através de histórias adaptadas para a população.

LEIA MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário